terça-feira, 17 de março de 2009

Bem Vindo ao Big Brother


Queridos Leitores, vocês estavam sedentos por uma explicação do real motivo do investimento tão alto da rede Globo em um programa medíocre e sem cultura? Bem, estou aqui para saciar as suas dúvidas.

Você tem a sensação de que o Brasil está ficando mais burro? Não? Pois eu, sim! E lhe direi o porquê!

Em um dos “paredões” do programa de maior audiência da Rede Globo, foram recebidas 29 milhões de ligações votando em algum candidato para ser eliminado do Big Brother.

Vamos colocar o preço da ligação do 0300 a R$ 0,30.

Então, teremos R$8.700.000,00.

Isso mesmo! Oito milhões e setecentos mil reais que o povo brasileiro gastou nesse paredão.

Suponhamos que a Rede Globo tenha feito um contrato ‘fifty to fifty’ com a operadora do 0300, ou seja, ela embolsou R$ 4.350.000,00. Repito, somente em um único paredão.

Alguém poderia ficar indignado com a Rede Globo e a operadora de telefonia ao saber que as classes menos letradas e abastadas (Entenda por burros ignorantes) da sociedade, que ganham mal e trabalham o ano inteiro, ajudam a pagar o prêmio do vencedor e, claro, as contas dessas empresas. Mas o “x” da questão, meus caros leitores, não é esse.

É saber que paga-se para obter um entretenimento vazio, que em nada colabora para a formação e o conhecimento de quem dele desfruta; mostra só a ignorância da população, além da falta de cultura e até vocabulário básico dos participantes e, consequentemente, daqueles que só usufruem nessa fonte.


Certa está a Rede Globo. O programa BBB dura cerca de três meses, sendo que essa ultima edição, pretendem estende-la um pouco mais. Ou seja, o sábio público tem ainda várias chances de gastar quanto dinheiro quiser com as votações. Aliás, algo muito natural para quem gasta mais de oito milhões numa só noite! Coisa de país rico como o nosso, claro.

Nem o Unicef, quando faz o programa Criança Esperança com um forte cunho social (e apelativo), arrecada tanto dinheiro. Vai ver deveriam bolar um “BBB Unicef”. Mas tenho dúvidas se daria audiência. Prova disso é que na Inglaterra pensou-se em fazer um Big Brother só com gente inteligente. O projeto morreu na fase inicial, de testes de audiência.

A razão? O nível das conversas diárias foi considerado muito alto, ou seja, o público não se interessaria.

Programas como BBB existem no mundo inteiro, mas explodiram como um fenômeno aqui no Brasil. Um país onde o cidadão vota para eliminar um participante “mais falso” (ou a menos gostosa), mas não lembra em quem votou na última eleição. Que vota em qualquer filho da puta que oferecer a maior “esmola” para ser representante desse País, mas que gasta seu escasso salário num programa que acredita ser de extrema utilidade para o seu desenvolvimento pessoal. Que vota numa legenda política sem jamais ter lido o programa do partido, mas que não perde um capítulo sequer do BBB para estar bem informado na hora de PAGAR pelo seu voto.

Que eleitor é esse? Depois não adianta dizer que político é ladrão, corrupto, safado, etc. Quem os colocou lá? Claro, o mesmo eleitor do BBB. Aí, aguente a vitória de um safado qualquer para Presidente da Câmara dos Deputados e a cara de pau, digo, a grande idéia dele de colocar em votação um aumento salarial absurdo a ser pago pelo contribuinte (Você).

Mas o contribuinte não deve ligar mesmo, ele tem condições financeiras de juntar R$ 8 milhões em uma única noite para se divertir (?!?!), ao invés de comprar um livro de literatura, filosofia ou de qualquer assunto relevante para melhorar a articulação e a auto-crítica

Chega de buscar explicações sociais, coloniais, educacionais. Chega de culpar a elite, os políticos, o Congresso. Olhemos para o nosso próprio umbigo, ou o do Brasil. Chega de procurar desculpas quando a resposta está em nós mesmos.

A Rede Globo sabe muito bem disso, os autores das músicas Eguinha Pocotó, Dança do Quadrado e assemelhadas sabem muito bem disso; o Gugu e o Faustão também; os Pastores e gurus de auto-ajuda idem.

Não é maldade nem desabafo não, são apenas Fatos. E esse Muito bem colocado pelo José Nêumanne Pinto.

Grato pela Leitura.

Platão.

11 comentários:

Jean disse...

Olá amigos filósofos!

ótimo texto! Muito bom mesmo...

Eu inclusive publiquei ele em meu blog, dando claro o total crédito a vcs e colocando o link do Filósofos.

Se vcs assim permitirem, ele continuará lá. Se não concordarem, me avisem que eu tiro ele ok?

Mas realmente gostei do texto... e mais uma vez parabéns pela iniciativa!!!

abraços!

Jean
www.cosmonautabr.blogspot.com

Anônimo disse...

Mto bom, estão a cada dia me surpreendendo, o blog está 1000.
Esse texto foi show...
E de todos, os textos do filosofos Platão são os melhores...
Esperava mas de Socrates, aristoteles e cia...
Bjos
Cita ♥

Jhennifer Cavassola disse...

Ops, não pode esquecer que tem sms e internet (gratuita) pra votar.

O bbb é puro merchan, sai tudo gratuito pra globo. Não acho perca de tempo. Eu por exemplo quero ser psicanalista, e o bbb é muito importante pra que está nessa area. Ali é uma cadeia humano psicologica.

Relamente esse negocio de gastar ligando, é complicando, principalmente em um país como nosso e num crise dessas. Na tv não assisto, pois não passa nada, é 24 horas resumido em 20 minutos, fora que a globo passa o que quer. Eu assisto gratuitamente na net, gosto mesmo e tenho pavor a hipocrisia.

Tem gente que fala que não gosta de bbb, que não perde seu precioso tmepo assistindo. Mas sabe quem é o lider da semana, sabe que o anjo, sabe o eliminado, sabe até quem ganhou a prova da comida. Ai tem a cara de pau de responder: - eu acabei assistindo, pois tava passando e não tinha nada pra ver. POwwww, que tem o que fazer não fica na frente de tv, quem tem o que fazer mesmo, que não gosta mesmo, não ver nem por 2 segundos.

Mas entendi a sua postagem, a sua comparação com eleições e tals. Mas é o nosso país, fazer o que né? Uma diversão pra esquecermos os politicos burros que nós colocamos. Tava assistindo CQC (programa dez, ao qual acho que vc deveria estar nele entrevistando kkkkkkkkkkk), e passou uma matéria sobre inteligencia dos politicos. Caramba, eles não sabem coisas de 2º grau e ainda querem dar um de sabichões. Eles fingem que entendem o assunto, dai quando vc pergunta: Mas o que significa isso? Eles simplesmente não sabem!!! São mal informados e ainda governam o nosso país, querem hora extra de 6 milhões e aumento de salário! FALA SÉRIO!!

Ah, e outra coisa, vc acha que pobre anda ligando pra bbb? Nananinanão! Vejo muitas madames ligando, assinando peper view, são da sociedade, tem grana e não estão nem ai pro Brasil, pra nada|!

Coisa piores acontecem, como olimpiadas, carnaval, jogos de futebol. A tv simplesmente faz a parte dela, trazendo o que o publico quer. E se faz sucesso fora do Brasil, por não aqui? Nas tvs assinada, só o que tem é reality show. E reality show pra emprego, de salão de beleza, de artistas, de troca de casais, de tudo e mais um pouco.


* Viu a propaganda que fiz do seu blog?? POis é, ta com tudo hehe!! O mal é que tava vendo, sabe porque estou lá em baixo nas visitas? É que meus amigos blogueiros ficam fieis aqui, mas favoritando, linkando e acabam não entrando atraves do meu. 70% da galera já tem o seu na lista hehehe Os novos leitores, conhecem e vão linkando!! Ai já viuun né?? Quem manda ser um dos melhores blogss de humor, com formas bem sarcasticas de falar. kkkkkkkkkkkkkkkk

Equipe ToonSeries disse...

Pois é esse é o Brasil.
E o pior é ter que aguentar minha irmã aqui em casa assistindo essa porcaria e dando seus comentários sobre os participantes.

Isso é porque está todo mundo reclamando da crise e o c***lho a quatro. Pode faltar leite pras crianças, mas pra ligar pra tirar alguém da casa sempre tem.

Vagner Leão... disse...

Brasileiro padrão é voyeur por natureza.
Qual otra explicação pro orkut e BBB só darem certo DE VERDADE por aqui?

Táxi Pluvioso disse...

Claro estes programas são para as telefónicas ganharem verdinho dinheiro.

Na Austrália o Big Brother em que elas andavam nuas não teve sucesso, não era prato pra toda a família.

Unknown disse...

por isso que tô doido pra virar rippie... é só minha filha ter condições de se sustentar sozinha que eu largo tudo isso pra trás e que se foda todo mundo nunca mais vou votar e nem assistir tv´e nem cortar o cabelo e nem raspar a barba e só comer o que eu plantar ou caçar... vai ser a melhor vida do mundo!

Anônimo disse...

Otimo esse texto isso mostra q platao alem de ser muito sarcastico é super intelingente!!!!

Anônimo disse...

Mano!!!

nao tenho nada pra fala cara!!!

essa porra de BBB eh a merda maior da Globo,depois do Galvao claro!!!

onde ja se viu fika olhando um bando d imbecil filho de uma puta numa mansao passando por problemas,metendo e tretando? e ainda por cima ter um retorno financeiro gigantesco causado por esse povo burro! vou criar uma emissora de tv pra passar 24 BBB por dia! assim em vez d eu ganhar soh 8 milhoes vou ganhas 24 vezes mais!!!

e ainda por cima montarei, com essa grana Igrejas em todo o Brasil para explorar o maximo possivel desse povo cheio de animal!!!

sem mais

Anônimo disse...

falei poco mais falei bunito!!!

aiahiahaiuahiauhiahaiuhaiahiauhiu

HappyCrappie disse...

Nossa. Meus pais vêem Big Brother. Eu já tentei dizer à eles que é um programa fútil, onde as pessoas fúteis são jogadas dentro de uma casa fútil à procura do seu milhão, arrecadado por todas as pessoas do Brasil que ligam pra pagar o voto.

Eles continuam vendo.

Eu não sei, sinceramente, o que tem demais nessa porra de Big Brother. Qual a graça de ficar horas na frente da televisão vendo e ouvindo pessoas com baixo grau de conhecimento conversando?!

Se você, Platão, souber de alguma solução, por favor, me apresente!

Já não posso mais nem assistir televisão, graças ao canal do Big Brother que tá liberado. É um INFERNO. Ouço sobre isso de manhã, na aula, no almoço, quando minha irmã puxa assunto, a tarde, quando minha mãe tá em casa, a noite quando está meu pai, minha mãe e minha irmã na sala assistindo. Cara, é um inferno.

POR QUE EXISTEM PESSOAS FÚTEIS E IGNORANTES NESSE MUNDO?! *criança revoltada*